Paciência é uma virtude!

17 de mar. de 2011

O Orkut fica mandando frases do dia... Algumas são boas, mas tem umas e outras que Aff... Então hoje a minha frase foi "Paciência é uma virtude" e eu me perguntei... Será mesmo? Não sei bem...

Segundo a Wikipédia Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito. e Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

Bom realmente o Orkut tem razão... "Paciência é uma virtude" e eu não sou uma pessoa virtuosa. Pois bem, ainda descobri que não sou unica sem virtude porque não tenho paciência. Na verdade diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: No trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que para alcançar um objetivo é necessário passar por pequenos obstáculos que devem ser analisados cuidadosamente para passar ao próximo obstáculo até alcançar o objetivo final.

Espera um pouco... Sete Virtudes? Então pessoas impacientes "assim como eu" ainda podem ser pessoas virtuosas... Mas quais são as outras virtudes?

→Castidade: Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.
→Generosidade: Despreendimento, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.
→Temperança: Auto-controle, moderação, temperança. Constante demonstração de uma prática de abstenção.
→Diligência: Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com a própria fé.
→Paciência: Serenidade, paz. Resistência a influências externas e moderação da própria vontade.
→Caridade: Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.
→Humildade: Modéstia. Comportamento de total respeito ao próximo.

Essas são as sete virtudes... Você sabia que elas se opõem a um dos sete pecados? Sete Pecados... Sete Virtudes... Pois é, eu não sabia mas...


Castidade — opõe luxúria.
Generosidade — opõe avareza.
Temperança — opõe gula.
Diligência — opõe preguiça.
Paciência — opõe ira.
Caridade — opõe inveja.
Humildade — opõe soberba.

E depois disso tudo aí... Eu me decidi... E... Não sou uma pessoa de virtudes! Olha o meu balanço de sete. Egoísta, mão de vaca, esfomeada (não é atoa que sou gorda), dorminhoca, estressada, amiga e vaidosa. Bom... Traduzindo. Luxuriosa, Avarenta, Gulosa, Preguiçosa, Irada, Caridosa e Soberba.

Poxa, isso chega ser sacanagem. Tenho apenas uma virtude, e são meus amigos que desfrutam dela! Olha só meu lado egoísta falando... Mas uma coisa eu digo, sem meus amigos não sou nada.

0 comments:

Postar um comentário

 
Fox Stuff © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger