Revolução Francesa - A França do Séc. XVII

11 de dez. de 2010


Depois de sua derrota para a Inglaterra na Guerra dos Sete Anos, a situação da França que já não era boa, ficou pior. O Estado gastava muito mais do que arrecadava por isso várias vezes recorria a empréstimos à banqueiros nacionais e internacionais fazendo com que suas dividas aumentassem ainda mais. Tentando resolver o problema o governo aumentava o valor dos impostos que já existiam ou criava novas taxas.
De cada 100 franceses, 85 eram camponeses que na maioria das vezes trabalhavam nas terras de um nobre ou de uma ordem religiosa católica. Todos eles estavam submetidos a terríveis obrigações feudais como entregar parte uma parte da colheita ao rei e pagar um dizimo obrigatório à Igreja entre outras coisas. Por causa disso, havia muita miséria. Os artesãos, os operários, pequenos lojistas sofriam com os preços altos. Até os burgueses não estavam satisfeitos por que pagavam altos impostos.
Desde 1774 o país era governado por Luis XVI que morava no palácio de Versalhes. Parte do dinheiro gasto era para bancar o luxo dos nobres. Ao contrário do resto da população, o 1º e o 2º estado moravam em palácios luxuosos e fartavam-se de bebidas e comidas porque eram isentos dos impostos.
A partir de 1785 os problemas aumentaram, o governo faliu financeiramente, grande onda de desemprego, além disso, um rigoroso inverno destruiu a safra deixando toda a França faminta e revoltada.

0 comments:

Postar um comentário

 
Fox Stuff © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger