Tecnologia em saúde abre novo campo de trabalho

22 de abr de 2010


O enfermeiro está colocando os pés para fora dos hospitais. Novos campos de trabalho estão surgindo, na pesquisa em tecnologia para a saúde e em procedimentos de enfermagem, na atuação em equipes de médicos de família, que atendem localmente aos clientes, e no "home care" --prática que faz a internação na própria casa do paciente, como uma recuperação pós-operatória.
"A tecnologia para a saúde evoluiu muito, e o enfermeiro entra nesse espaço desenvolvendo, operando e comercializando esses equipamentos", afirma Sonia Maria Oliveira de Barros, diretora da Faculdade de Enfermagem do hospital Albert Einstein.
Segundo ela, o profissional será importante para ensinar os procedimentos de manuseio e como aproveitar melhor o aparelho. "O enfermeiro pode explicar a um cliente qual será a contribuição daquele equipamento para a clínica ou para o hospital."
A atuação do enfermeiro vai além da administração de remédios para o paciente. Uma de suas funções é coletar dados sobre o estado de saúde da pessoa, quando chega para tratamento ou já está internada, segundo Ana Maria Tucci, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Isso pode ser feito por exames e por entrevistas. Com essas informações, o profissional faz uma pré-avaliação, que auxiliará o médico a determinar o tratamento apropriado.
Vencida essa primeira etapa, será feita a prescrição de enfermagem. O enfermeiro irá verificar como aplicar as orientações e as administrações médicas e os cuidados de higiene e de alimentação. O profissional também terá de observar o jeito adequado para prestar os cuidados, dando mais conforto e causando menos interferência no cotidiano do paciente.
A atuação do profissional em um hospital é diversificada, segue desde o atendimento na pediatria às internações na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Para as especializações, diz Tucci, além do mestrado e do doutorado, o aluno pode optar por cursos específicos, que costumam ter de 500 a 600 horas.
No primeiro ano de enfermagem, o estudante terá disciplinas comuns da área de saúde, como biologia, anatomia e fisiologia. Nos demais anos, serão dadas disciplinas como nutrição, enfermagem em saúde pública e administração em serviços de enfermagem hospitalar e pesquisa.
Fonte: Folha Online

0 comments:

Postar um comentário

 
Fox Stuff © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger