Cuidados básicos para manutenção do HD

1 de out. de 2009


Existem programas cuja principal finalidade é ajudar o usuário a organizar seu disco rígido. São softwares que realizam uma verificação de todo o HD e muitas vezes recuperam dados e arquivos que pareciam irremediavelmente perdidos.

É bom se ter por hábito realizar periodicamente uma manutenção preventiva do nosso HD, que consiste na verificação do sistema de arquivos e da superfície magnética. O utilitário mais difundido e utilizado pelo mercado é o Scandisk.
Por vários motivos, a superfície magnética pode perder a confiabilidade de gravação, ou mesmo ser danificada pela cabeça de leitura. Dessa forma, esses aplicativos identificam regiões "danificadas" e tentam remover os dados que ali estão gravados para áreas confiáveis, marcando o ponto ruim de modo que não venha mais a ser utilizado.
Com relação ao sistema de arquivos, devemos ter a preocupação de descobrir em que proporção o nosso disco está fragmentado.
As conseqüências do excesso de fragmentação consistem no aumento do tempo de acesso ao HD, porque ele tem que percorrer quase toda sua superfície para ler um arquivo, além de gastar a cabeça de leitura. Os desfragmentadores leêm todo o HD, detectam onde o sistema gravou arquivos, onde as partes desses arquivos estão, e, em seguida, regravam tudo, de maneira a manter o conteúdo do arquivo totalmente em seqüência, possibilitando à cabeça de leitura fazer somente um deslocamento para ler arquivos inteiros.
Os desfragmentadores mais usados são o Defrag, do próprio windows, e o Speed Disk, da Norton Utilities.
Essa verificação periódica do HD aumentará não somente a vida útil do equipamento como garantirá sempre um bom desempenho do mesmo.

0 comments:

Postar um comentário

 
Fox Stuff © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger